Estudos especializados revelam panorama de mercados específicos

Estudos especializados revelam panorama de mercados específicos

Em parceria com Empresômetro, IBPT desenha cenário farmacêutico para Anfarmag

Agosto de 2019 – A força da estatística e das informações é tremenda. Com elas, movimentam-se bilhões de dólares nas bolsas de valores do mundo todo; também, por meio delas, é possível prever cenários econômicos e gerar estratégias de setores inteiros de mercado.

Os chamados estudos setorizados são complexos de informações que, uma vez analisadas, podem mostrar qual o caminho entidade, empresários ou até mesmo o governo podem seguir.

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, com mais de 27 anos de expertise, vem auxiliando e fornecendo valiosos dados às entidades representativas de setores e a empresários.

“Com esses estudos, oferecemos facilidade na criação de estratégias de investimentos ou cortes, evidenciando o posicionamento de determinado setor ou atividades na economia do país ou do mundo”, diz o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

MAPA FARMACÊUTICO

Um desses estudos foi produzido, sob encomenda, para a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais – Anfarmag, mapeando o setor farmacêutico de manipulação no país, demonstrando seu tamanho, quantos empregos foram gerados, taxas de aberturas de novos negócios, entre outros dados.

Nesse estudo, referente ao ano de 2018, a Anfarmag concluiu que o segmento, assim como o restante do país, também sentiu a crise. Mas, diferentemente da maioria dos setores, mostrou-se resiliente. Enquanto empresas fechavam suas portas e postos de trabalho eram perdidos Brasil afora, o setor magistral contratou mais profissionais e apostou na abertura de mais farmácias.

Um exemplo dos dados contidos no estudo é o número de farmácias de manipulação por região do Brasil, no Nordeste são 874 no total, já no Sul são 1.542.

COMPILANDO INFORMAÇÕES

Um aliado importante do IBPT na aquisição de dados é o Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de mercado, que possui todo o arsenal para buscar informações em bases públicas, compilar, armazená-las e apresentá-las de forma a ser possível confeccionar os mais diversos relatórios de mercado.

“Com os dados fornecidos pelo Empresômetro, podemos disponibilizar análises e relatórios que antes não podíamos acessar ou não teríamos como obter sem a capacidade digital deles. É uma parceria que traz o melhor da tecnologia de dados das empresas com alguns dos melhores analistas de mercado do país”, revela Amaral.

Empresômetro pode mostrar, por exemplo, que são mais de 325 mil farmácias e negócios afins espalhados por todo o país.

“Somente as farmácias tradicionais são mais de 113 mil, com 36% na região Sudeste, seguida pela região Nordeste, com 28%”, diz o CEO do Empresômetro e empresário, Otávio Amaral.  Abaixo pode ser visto o quadro com as informações trazidas pelo Empresômetro.

 

CNAE 4771-7/01 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
REGIÃOEMPRESAS%
Sudeste       41.57336,55
Nordeste       32.51028,58
Sul       18.15515,96
Centro-Oeste       11.3399,97
Norte       10.1698,94

 

Podemos também identificar que Anápolis/GO é a cidade fora dos grandes centros industriais que mais tem fabricantes de medicamentos alopáticos do país: são 27 empresas no total.

CNAE 2121-1/01 FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS ALOPÁTICOS PARA USO HUMANO
CIDADEEMPRESAS
SÃO PAULO/SP                89
RIO DE JANEIRO/RJ                54
ANÁPOLIS/GO                27
PORTO ALEGRE/RS                17
GOIÂNIA/GO                12
BARUERI/SP                12
BELO HORIZONTE/MG                10

 

Hoje se vê a importância das informações de mercado. A análise de dados é o que há de mais moderno para guiar estratégias para empresas, independente do porte e do investimento. “É preciso desmistificar que quem se beneficia da inteligência de negócios é o grande empresário. Todo aquele que busca ter um futuro numa fatia de mercado precisa compreendê-lo cada vez mais”, conclui o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

Atendimento à imprensa – Descomplica Agência de Mídias

Janaína Fogaça – Jana@agenciadescomplica.com.br

Ulisses Dalcól – ulisses@agenciadescomplica.com.br

Fone: 41 9 9692.4573 – 41 3030-4480

Facebook/Instagram: @agenciadescomplica

Website: www.vempradescomplica.com.br