Para cada empresa fechada em 2019 outras três foram abertas, segundo Empresômetro
Maioria dos negócios criados e encerrados está na área varejista de vestuário
Julho de 2019 – Os últimos dados do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de mercado, mostram que para cada empresa que foi fechada este ano, três foram abertas.
“É uma tendência da economia brasileira. A busca pelo espaço no mercado, a necessidade de gerar renda e a facilidade de promover a regularização e cadastro de empresas faz com que o número aumente”, diz o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.
Nos últimos três anos, o comércio varejista de roupas e acessórios foi a atividade mais escolhida pelos empreendedores brasileiros, isso se reflete também na mortalidade das empresas.
“A consequência é a concorrência, o que, por sua vez, faz com que mais desses negócios fechem”, afirma Amaral, que acredita que até o final do ano esses números se mantenham.
Isso porque no ano de 2018 foram fechadas mais empresas do que abertas, um saldo negativo de 5%, mais de 2,4 milhões de cadastros foram encerrados naquele ano.
Desde 2014 a taxa de mortalidade foi subindo, até atingir o ápice no ano passado, mas 2019 começou com novo ânimo; além de mudanças na legislação, que trouxeram facilidades e redução da burocracia, e o contínuo acesso ao crédito.
“O que analisamos foi pura e simplesmente as empresas que tiveram seus cadastros no CNPJ encerrados, isto é, deixaram de existir de forma regular”, conta o CEO.
A média de crescimento dos últimos seis anos mostra que para cada empresa fechada, foram abertas 1,34. Veja a tabela comparativa abaixo.
ANO |
TOTAL DE EMPRESAS BAIXADAS |
TOTAL DE EMPRESAS ABERTAS |
2014 |
567.368 |
1.193.401 |
2015 |
1.677.349 |
1.586.525 |
2016 |
1.420.367 |
1.717.190 |
2017 |
1.001.739 |
1.999.337 |
2018 |
2.478.767 |
2.345.345 |
2019 |
442.346 |
1.296.864 |
Para Amaral os dados somente ilustram um cenário comum em mercados como o das Américas, por exemplo, onde todos buscam uma oportunidade, mas nem sempre há o sucesso numa primeira empreitada.
“O empresário irá sofrer vários tombos pelo caminho, mas aquele que os superar e aprender com os erros irá prosperar, além de ajudar nosso país gerando renda e empregos”, conclui o empresário.
SOBRE O EMPRESÔMETRO
O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.
Atendimento à imprensa – Descomplica Agência de Mídias
Janaína Fogaça – jana@agenciadescomplica.com.br
Ulisses Dalcól – ulisses@agenciadescomplica.com.br
Fone: 41 9 9692.4573 – 41 3030-4480
Facebook/Instagram: @agenciadescomplica
Website: www.vempradescomplica.com.br