Redes sociais não fazem milagre!

A vedete do momento tem sido as redes sociais. De repente, saiu guru de tudo quanto é lugar para dizer que seu “influencer” alcançou milhões de seguidores em uma semana, que seu aluno vendeu 12 dígitos em poucas horas com um método inovador que “SÓ ELE” sabe e que vai te ensinar, gratuitamente (pegadinha), na semana do empreendedor de sucesso.

E lá vai você, se programa para estar em frente ao computador no horário combinado, para assistir a uma aula que está sendo repostada, mas comunicada como se fosse ao vivo (ahãn), onde além de encheção de linguiça, ao final, ele diz que o segredo é só para os 100 primeiros que se inscreverem na semana de ouro, por míseros R$ 999,99, que não são R$ 1.000,00.

E você vai lá, cheio de expectativa e boa-vontade, afinal de contas, o mar não está para peixe e você precisa desesperadamente comunicar o seu negócio, vender o seu produto, desatravancar as suas prateleiras e estoque. Fato é que estamos em crise, e qualquer tampa de remédio que brilhe no meio-fio pode parecer a oportunidade de ouro, e lá vai você, novamente, tirar de onde já não tem para poder investir nessa chance única.

Vamos partir do princípio de que todo mundo encontrou esse guru, ele está cada vez mais rico – com essa proposta, obviamente, e você? Bem, você e eu estamos aqui, remando, nadando sem colete salva-vidas, tentando não morrer esmagado em meio a avalanche de coisas que demandam atenção ao nosso negócio. A gente quer soluções práticas, rápidas, que nos deem retorno quase que automático e proporcional ao investimento.

Quem nunca caiu nessa de guru da internet, principalmente na quarentena (porque sim, eles se multiplicaram aos montes não porque querem te ajudar a se destacar, mas sim porque eles também viram a renda cair e precisam se manter, nem que para isso, a vítima seja um desesperado – não que esse seja o seu caso), que atire a primeira pedra.

Qual é o segredo?

Não existe segredo, mas o problema é que a gente não consegue enxergar isso, principalmente quando os boletos começam a chegar e os clientes foram embora. Quem vai pagar essa conta? Certamente não será o guru, ou o alquimista das redes!

Eu te digo: existe sim uma luz no fim do túnel, e ela se chama coerência! Seja coerente com os seus negócios! É claro que todo mundo quer a fórmula do sucesso, mas se ela existisse, estávamos todos ricos, inclusive o guru!

Diz a máxima que quem não é visto não é lembrado, e não é correndo atrás do mago dos números que você será visto e lembrado. Invista no seu negócio! Comunicação pode sair caro, mas sai mais caro ainda quando não executada.

A fantástica fábrica de likes

Nem tudo na vida são os likes no Instagram e os seguidores que você tem, se isso não for convertido em negócios. Atualmente, existem diversos sites que oferecem milhares de seguidores em troca de algumas centenas de reais. Mas é isso mesmo que você quer? Seguidores ou compradores do seu negócio/produto? Veja, não estamos aqui dizendo que o seguidor não vá comprar o seu produto, nem mesmo que vá comprar, mas analise onde você está sendo visto e por quem, e se realmente é ali que está o seu público.

E o seu concorrente? De que maneira ele o vê?  Geralmente, a gente quer chegar onde o outro chegou a qualquer custo. A grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa. Mas você sabe o que  seu concorrente fez para chegar onde está? Sabe quantas noites de sono ele perdeu, quanto investiu e o quanto viu os boletos entrarem por uma porta e os clientes saindo pela outra?

Quando a gente está com “sangue nos olhos”, tende a desconsiderar questões básicas e principais que são a chave do seu negócio. Como eu já disse, a gente quer soluções rápidas, o barco está afundando e (tomara que não esteja), e você não quer pular dele, o que significa abrir mão de tudo o que já conquistou, e não é isso que você quer, não é mesmo?

Então, por amor ao que você já construiu, fuja dos gurus da internet e invista na comunicação do seu negócio.

O paradoxo da casa cheia

Casa cheia é sempre sinônimo de cliente satisfeito e bons negócios. A gente costuma “deixar fluir” quando os clientes estão em casa, se acomoda e não espera que no dia de amanhã haja uma reviravolta e que a casa esvazie, fazendo que os clientes desapareçam. Começar de novo sai caro. Não se acomode quando a casa estiver cheia. Quanto mais clientes você tiver, melhor! Sinal de que você poderá contar com eles em diferentes épocas. E quando um deles (ou vários) se for, você terá outros para preencher aquela lacuna. Contar com um cliente só, com o que “paga as contas” pode ser arriscado demais, uma vez que o mundo dos negócios é incerto, e justamente aquele seu cliente pode estar indo de mal a pior e tenha que cortar, justamente, o serviço que você oferece. Quem garante que até agora esse seu cliente esteve cambaleando e se esforçando para pagar os seus serviços e, de repente, optou pelo corte. Não significa que ele não precise dos seus serviços, pode ser que ele não tenha mesmo como pagar e foi “empurrando” até aqui.

Não acredite em tudo o que você vê na internet

A blogueira nasceu rica e com o corpo perfeito e siliconado sem nenhuma intervenção cirúrgica (ahãn), o nariz empinado foi obra dos Deuses do bisturi, ops, Olimpo. A internet é mesmo desanimadora e a vida é uma lástima. Parece que todo mundo tem sucesso, menos você. Aí você vê aquele guru (aquele, de quem a gente falou agorinha), e se convence de que ou você se espelha nele, ou o único caminho que o espera é o fracasso. Quem sou eu na fila do pão?

O primeiro passo é desconfiar de tudo o que reluz. Lembra da tampa de remédio do início do nosso texto? Pois então… O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é o dicionário. Ok, eu sei que essa é velha e que com essa eu acabei de entregar a idade, mas o fato é que não existe milagre conferido a Nossa Senhora da Internet se não houver envolvimento e trabalho efetivo. A internet pode sim fazer milagres pelo seu negócio, mas ela é só mais um fator, um acessório, um coadjuvante no mundo da comunicação. Se você não utilizar outras estratégias e confiar exclusivamente no universo online, terá gastado tudo o que teria para investir sem ter retorno nenhum.

Não adianta dizer que o filho do amigo do vizinho da namorada do seu irmão vendeu 100 mil usando o Instagram. Vendeu sim, não discordo, mas será que foi exclusivamente pelo Instagram? Quanto será que essa pessoa investiu para ter esse retorno? Quantas vezes? Em quanto tempo? Onde estavam as pessoas que compraram dela? Por que compraram dela e de mais ninguém? O que ela tinha de tão especial?

Fulano apareceu na TV

De repente, tá lá o seu concorrente. Notícia naquele seu programa favorito! Você torce o nariz, engole em seco, como se estivesse engolindo um cactos… Pensa em mudar de canal, mas assiste até o fim para ver o que ele tem de melhor a dizer, melhor do que você. Você assiste e ao fim diz: “Poxa, mas esse cara nasceu ontem. Eu tenho o dobro de idade de mercado dele e não consegui essa visibilidade. Como é que ele conseguiu?”

Taí um outro erro! “Como é que ele conseguiu” não é a pergunta, mas sim “o que ele fez para chegar lá?”. A resposta é simples: ele investiu em assessoria de comunicação.

Assessoria de comunicação é um trabalho que busca edificar a sua marca, tornando-o referência naquilo que você faz, tanto para o seu cliente quanto para o seu concorrente (e a gente fala mais sobre isso em nosso ebook, que você pode baixar aqui). Quando o assunto for o segmento em que você atua, a ideia é que nesse instante, tanto o seu público-alvo quanto a imprensa lembrem de você imediatamente, tornando-o referência no seu ramo de atuação.

Se você pretende se destacar no mercado, principalmente em um momento pós-crise (sim, ela vai passar), é muito importante que você invista em uma assessoria de comunicação eficiente e em ferramentas que destaquem seus diferenciais e evidenciem aquilo que você faz de melhor, afinal de contas, você não quer perder tempo, quer recuperar aquilo que perdeu e correr atrás do lucro, porque o ditado que diz que temos que correr atrás do prejuízo está errado! Eu não quero ter prejuízo, e você?

Um abraço e até semana que vem!